Locação de gerador de energia
Gerador de energia Juiz de Fora
Gerador de energia Ribeirão das Neves
Gerador de energia Betim

Quando é necessário fazer a manutenção do gerador de energia?

Geradores de energia são equipamentos fundamentais em vários setores, como o da indústria e da saúde. Isso porque, em locais como esses, a falta de energia pode ser um problema muito grave, representando atrasos na linha de produção, perda de produtos e riscos à vida dos pacientes, no caso de hospitais.

Portanto, mantê-los em pleno funcionamento é vital para os negócios. E isso nem sempre significa estar pronto para agir quando o equipamento apresentar falhas. Na verdade, é necessário impedir que elas ocorram. Neste conteúdo serão explicados os tipos de manutenção, quando realizá-los e outras questões importantes referentes ao assunto.

Quando é necessário fazer a manutenção do gerador de energia?

Como qualquer outra máquina, o gerador de energia pode apresentar falhas que requerem cuidados, a fim de repará-las e devolver as características de funcionamento do aparelho, garantindo que ele poderá voltar a suprir energeticamente o local onde está instalado.

O problema é que o gerador de energia costuma ser um item emergencial, ou seja, necessário somente quando as fontes principais de energia nos estabelecimentos ficam indisponíveis. Logo, nem sempre é possível perceber que há algum problema com ele antes que seja preciso contar com seu auxílio. 

Por conta disso, é fundamental prever a possibilidade de ocorrerem problemas fazendo check-ups periódicos. Se existirem falhas, elas poderão ser corrigidas antes que o uso do gerador seja requerido, garantindo um auxílio eficiente em caso de necessidade.

O que seria manutenção de geradores de energia?

Resumidamente, como já explicado, a manutenção em geradores de energia é o serviço que identifica falhas no equipamento e trabalha para corrigi-las. É um cuidado que garante uma longa vida útil para o produto, garantindo que por um bom tempo não será necessária a compra de um novo gerador, já que trata-se de um equipamento consideravelmente caro.

Em geral, existem dois tipos de manutenção:

  • Manutenção preventiva: é feita de tempos em tempos para identificar possíveis falhas, que nem sempre são perceptíveis, antes que elas prejudiquem o funcionamento do equipamento;
  • Manutenção corretiva: é acionada quando percebe-se o desgaste ou quebra de peças, além de falhas no funcionamento. Ou seja, é feita depois que os problemas aparecem, com o objetivo de resolvê-los.

Como realizar manutenção em geradores?

Apesar de os geradores de energia não serem equipamentos muito complexos, é fundamental contar com o auxílio de empresas especializadas para realizar o serviço. Isso porque elas seguirão à risca as recomendações de cada fabricante, utilizando somente as peças adequadas para cada tipo de gerador, e também saberão a frequência ideal para a realização do serviço.

Além disso, empresas especializadas têm experiência suficiente para identificar problemas que o usuário pode não perceber, e que representam riscos para a integridade do gerador se não forem corrigidos. 

Por fim, profissionais capacitados executarão um serviço seguro e de qualidade. Geralmente, as empresas costumam oferecer garantia pelo serviço, ou seja, caso o equipamento apresente alguma falha após a manutenção, desde que a garantia seja acionada dentro do tempo de vigência, a empresa cobrirá uma nova manutenção.

Como foi possível perceber, os cuidados com geradores de energia são fundamentais para garantir que eles oferecerão suporte quando for necessário, sempre em pleno funcionamento. Isso traz segurança para as empresas e evita situações desagradáveis e, até mesmo, graves.

Região de atendimento